No início do século
XIX, a Europa estava agitada pelas guerras. Inglaterra e França disputavam a
liderança no continente europeu.
Em 1806, Napoleão
Bonaparte, imperador da França, decretou o Bloqueio Continental, proibindo que
qualquer país aliado ou ocupado pelas forças francesas comercializasse com a
Inglaterra. O objetivo do bloqueio era arruinar a economia inglesa. Quem não
obedecesse, seria invadido pelo exército francês.
Portugal viu-se numa situação
delicada. Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente
D. João, pois sua mãe, a rainha D. Maria I, enlouquecera. D. João não podia
cumprir as ordens de Napoleão e aderir ao Bloqueio Continental, pois tinha
longa relação comercial com a Inglaterra, por outro lado o governo português
temia o exército francês.
Sem outra
alternativa, Portugal aceitou o Bloqueio, mas, continuou comercializando com a
Inglaterra. Ao descobrir a trama, Napoleão determinou a invasão de Portugal em
novembro de 1807. Sem condições de resistir à invasão francesa, D. João e toda
a corte portuguesa fugiram para o Brasil, sob a proteção naval da marinha
inglesa. A Inglaterra ofereceu escolta na travessia do Atlântico, mas em troca
exigiu a abertura dos portos brasileiros aos navios ingleses.
A corte portuguesa
partiu às pressas de Lisboa sob as vaias do povo, em 29 de novembro de 1807. Na
comitiva vinha D. João, sua mãe D. Maria I, a princesa Carlota Joaquina; as
crianças D. Miguel, D. Maria Teresa, D. Maria Isabel, D. Maria Assunção, D. Ana
de Jesus Maria e D. Pedro, o futuro imperador do Brasil e mais cerca de 15 mil
pessoas entre nobres, militares, religiosos e funcionários da Coroa. Trazendo
tudo o que era possível carregar; móveis, objetos de arte, jóias, louças,
livros, arquivos e todo o tesouro real imperial.
Após 54 dias de
viagem a esquadra portuguesa chegou ao porto de Salvador na Bahia, em 22 de
janeiro de 1808. Lá foram recebidos com festas, onde permaneceram por mais de
um mês.
Seis dias após a
chegada D. João cumpriu o seu acordo com os ingleses, abrindo os portos
brasileiros às nações amigas, isto é, a Inglaterra. Eliminando em parte o
monopólio comercial português, que obrigava o Brasil a fazer comércio apenas
com Portugal.
Mas o destino da
Coroa portuguesa, era a capital da colônia, o Rio de Janeiro, onde D. João e
sua comitiva desembarcaram em 8 de março de 1808 e onde foi instalada a sede do
governo.
Na chegada ao Rio
de Janeiro, a Corte portuguesa foi recebida com uma grande festa: o povo
aglomerou-se no porto e nas principais ruas para acompanhar a Família Real em
procissão até a Catedral, onde, após uma missa em ação de graças, o rei
concedeu o primeiro "beija-mão".
A transferência da
corte portuguesa para o Rio de Janeiro provocou uma grande transformação na
cidade. D. João teve que organizar a estrutura administrativa do governo.
Nomeou ministros de Estado, colocou em funcionamento diversas secretarias
públicas, instalou tribunais de justiça e criou o Banco do Brasil (1808).
Era preciso
acomodar os novos habitantes e tornar a cidade digna de ser a nova sede do
Império português. O vice-rei do Brasil, D. Marcos de Noronha e Brito cedeu sua
residência, O Palácio dos Governadores, no Lago do Paço, que passou a ser
chamado Paço Real, para o rei e sua família e exigiu que os moradores das
melhores casas da cidade fizessem o mesmo. Duas mil residências foram
requisitadas, pregando-se nas portas o "P.R.", que significava
"Príncipe Regente", mas que o povo logo traduziu como "Ponha-se
na Rua". Prédios públicos, quartéis, igrejas e conventos também foram
ocupados. A cidade passou por uma reforma geral: limpeza de ruas, pinturas nas
fachadas dos prédios e apreensão de animais.
As mudanças
provocaram o aumento da população na cidade do Rio de Janeiro, que por volta de
1820, somava mais de 100 mil habitantes, entre os quais muitos eram
estrangeiros – portugueses, comerciantes ingleses, corpos diplomáticos – ou
mesmo resultado do deslocamento da população interna que procurava novas
oportunidades na capital.
As construções
passaram a seguir os padrões europeus. Novos elementos foram incorporados ao
mobiliário; espelhos, bibelôs, biombos, papéis de parede, quadros, instrumentos
musicais, relógios de parede.
Com a Abertura dos
Portos (1808) e os Tratados de Comércio e Navegação e de Aliança e Amizade
(1810) estabelecendo tarifas preferenciais aos produtos ingleses, o comércio
cresceu. O porto do Rio de Janeiro aumentou seu movimento que passou de 500
para 1200 embarcações anuais.
A oferta de
mercadorias e serviços diversificou-se. A Rua do Ouvidor, no centro do Rio,
recebeu o cabeleireiro da Corte, costureiras francesas, lojas elegantes,
joalherias e tabacarias. A novidade mais requintada era os chapéus, luvas,
leques, flores artificiais, perfumes e sabonetes.
Para a elite, a
presença da Corte e o número crescente de comerciantes estrangeiros trouxeram
familiaridade com novos produtos e padrões de comportamento em moldes europeus.
As mulheres seguindo o estilo francês; usavam vestidos leves e sem
armações, com decotes abertos, cintura alta, deixando aparecer os sapatos de
saltos baixos. Enquanto os homens usavam casacas com golas altas enfeitadas por
lenços coloridos e gravatas de renda, calções até o joelho e meias. Embora
apenas uma pequena parte da população usufruísse desses luxos.
Sem dúvida, a vinda
de D. João deu um grande impulso à cultura no Brasil.
Em abril de 1808,
foi criado o Arquivo Central, que reunia mapas e cartas geográficas do Brasil e
projetos de obras públicas. Em maio, D. João criou a Imprensa Régia e, em
setembro, surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro. Logo vieram livros didáticos,
técnicos e de poesia. Em janeiro de 1810, foi aberta a Biblioteca Real, com 60
mil volumes trazidos de Lisboa.
Criaram-se as
Escolas de Cirurgia e Academia de Marinha (1808), a Aula de Comércio e Academia
Militar (1810) e a Academia Médico-cirúrgica (1813). A ciência também ganhou
com a criação do Observatório Astronômico (1808), do Jardim Botânico (1810) e
do Laboratório de Química (1818).
Em 1813, foi
inaugurado o Teatro São João (atual João Caetano). Em 1816, a Missão Francesa,
composta de pintores, escultores, arquitetos e artesãos, chegaram ao Rio de
Janeiro para criar a Imperial Academia e Escola de Belas-Artes. Em 1820, foi a
vez da Real Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura civil.
A presença de
artistas estrangeiros, botânicos, zoólogos, médicos, etnólogos, geógrafos e
muitos outros que fizeram viagens e expedições regulares ao Brasil – trouxe
informações sobre o que acontecia pelo mundo e também tornou este país
conhecido, por meio dos livros e artigos em jornais e revistas que aqueles
profissionais publicavam. Foi uma mudança profunda, mas que não alterou os
costumes da grande maioria da população carioca, composta de escravos e
trabalhadores assalariados.
Com a vitória das
nações européias contra Napoleão em 1815, ficou decidido que os reis de países
invadidos, pela França deveriam voltar a ocupar seus tronos.
D. João e sua corte
não queriam retornar ao empobrecido Portugal. Então o Brasil foi elevado à
categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves (uma região ao sul de
Portugal). O Brasil deixava de ser Colônia de Portugal, adquiria autonomia
administrativa.
Em 1820, houve em
Portugal a Revolução Liberal do Porto, terminando com o Absolutismo e iniciando
a Monarquia Constitucional. D. João deixava de ser monarca absoluto e passava a
seguir a Constituição do Reino. Dessa forma, a Assembléia Portuguesa exigia o
retorno do monarca. O novo governo português desejava recolonizar o Brasil,
retirando sua autonomia econômica.
Em 26 de abril de
1821, D. João VI cedendo às pressões, volta a Portugal, deixando seu filho
D.Pedro como príncipe regente do Brasil.
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terça-feira, 21 de maio de 2013
A Vinda da Família Real ao Brasil em 1808
segunda-feira, 22 de abril de 2013
EGITO E MESOPOTÂMIA
O Egito
A
civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano as margens
do rio Nilo, como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo
ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via
de transporte de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram
utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias,
favorecendo a agricultura.
Na região
mais próxima ao mar Mediterrâneo, o rio Nilo forma um grande delta, cuja terras
eram muito férteis. Essa região ficou conhecida como BAIXO EGITO. A partir da
cidade de Mênfis na direção do sul, ficava o ALTO EGITO cuja terras
férteis constituíam uma estreita faixa ao longo do rio.
A história do Egito
divide-se em três grandes períodos: Antigo ou Alto Império, Médio Império e
Novo ou Baixo Império.
Antigo Império 3200 – 2000 a.C.
O primeiro
Imperador do Egito foi Menés que unificou o Alto e o Baixo Egito iniciando o
período conhecido como Antigo Império. A capital era a cidade de Tinis, mas com
a sucessão de faraós ao longo do tempo, a capital mudou para Menfis.
Neste
período foram construídas as Pirâmides de Quéops, Quefrem e Miquerinos. As
pirâmides são consideradas como grandes sepulturas destinadas aos faraós.
Tinham a finalidade de proteger o corpo do faraó, assim como seus pertences:
jóias, armas e alguns objetos; quanto maior fosse a pirâmide, maior seria a sua
glória. Os egípcios acreditavam na vida após a morte, por esta razão,
enterravam os faraós com os seus pertences, para que fossem utilizados pelo
mesmo em outra vida.
A religião
era politeísta, com cultos a Amon –Rá, Osíris, Ísis, Hórus e Set, além de
deuses menores.
Durante o
Antigo Império existiu uma grande centralização política, o que garantiu aos
seus comandantes o poder político, religioso e militar, dando status de deus ao faraó, o qual acreditavam
que tinham poder sob as cheias do Nilo, garantindo alimento a todos.
Ao longo
do tempo alguns faraós não apresentaram a mesma habilidade política que os
anteriores, o que proporcionou várias crises internas, possibilitando o
fortalecimento dos monarcas (líderes das tribos que compunham o Egito
conhecidas como “nomos”) e também dos sacerdotes que deixaram de respeitar o
faraó.
O Médio
Império. (2000 – 1750 a.C.)
Durante
este período, os faraós conseguiram novamente centralizar o poder e
estabeleceram na cidade de Tebas a nova capital. O destaque desta nova era são
as grandes obras de irrigação, que proporcionaram aumento na produção de
alimentos e uma certa tranqüilidade interna, o que durou até ocorrer a invasão
do hicsos, povo da Ásia Menor, que
utilizavam-se de cavalos, carros de guerra e armas de ferro desconhecidos
pelo egípcios. Nesse período, os hebreus também invadiram o Egito e passaram a
se localizar na região produtiva do delta do Nilo juntamente com os hicsos,
isolando a capital de Tebas.
O Novo
Império (1580 – 622 a.C)
O Novo
Império destaca-se num primeiro momento pelo movimento nacionalista/militar
liderado por Amósis I que culminou na expulsão dos hicsos e na escravização dos
hebreus até 1250 a.C., período relatado no livro do Êxodo.
Neste
período nota-se uma documentação um pouco maior devido à proximidade temporal,
o que não significa que poderemos relatar toda esta fase. Abaixo segue um
pequeno resumo sobre alguns faraós que se destacaram neste período:
Tutmés III
: ampliação do Império.
Ramsés II
: ampliação do Império, derrotou os hititas, povo que vivia ao norte da
Palestina, a sua vitória possibilitou a aquisição de riquezas para as
construções dos templos de Luxor e Karnac.
Amenófis
IV ou Amen-hotep IV: para anular o poder dos sacerdotes que voltava a crescer e
minimizava o poder do faraó, Amenófis IV instituiu o culto monoteísta ao deus
Aton, “circulo solar”, realizando uma grande reforma religiosa, descontentando
os sacerdotes. Para fortalecer o seu poder, o Faraó mudou a capital para
Tell el-Amarna, e nomeou-se o único mestre religioso, mudando seu nome
para Akhenaton. Era casado com a rainha Nefertiti ou Nefertire e juntos,
lideraram o culto monoteísta desafiando os sacerdotes e, apesar da resistência,
conseguiram um grande número de adeptos em todo o Egito. Sobre essa questão, é
importante ressaltar que é possível encontrar em algumas fontes informações que
sugerem que a rainha poderia ter governado o Egito como Rainha Faraó após a
morte do esposo, sendo obrigada a restabelecer o politeísmo. Tal hipótese não é
aceita amplamente pelos egiptólogos e a tese mais aceita é a de que a rainha
teria falecido no parto do filho Tutankhaton e o Faraó teria se casado
novamente. Infelizmente muitos documentos que remontam a este período foram
perdidos ou destruídos ou para os mais esperançosos, ainda não foram encontrados
pela arqueologia. Com a morte de Akhenaton os sacerdotes obrigam Tutankhaton a
mudar o seu nome para Tutankhamon e restabelecem o politeísmo. A mudança nas
últimas letras simbolizaria o culto a “Aton – monoteísta” e a “Amon –
politeísmo” relembrando Amon-rá e os outros deuses. Tutankhamon ainda tentou
restabelecer o monoteísmo, mas foi impedido pelos sacerdotes.
A
sociedade estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade
máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Os escravos também
compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em
guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e
comida.
A escrita também
foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias,
comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita:
a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por
desenhos e símbolos).
A
economia era baseada principalmente na agricultura que era realizada,
principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o
comércio de mercadorias e o artesanato.
A
religião era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na
existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser
humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As
oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como
objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem
nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus
protetor e templos religiosos em sua homenagem.
Como
acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós
colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo.
Essa civilização destacou-se
muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na
área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na matemática,
os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre
o funcionamento do corpo humano.
Na
arquitetura destacam-se a construção de templos, palácios e pirâmides.
Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós.
Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando
mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções
mais conhecidas do Egito Antigo.
A Mesopotâmia
A
Mesopotâmia abrigou as primeiras sociedades conhecidas e era localizada entre
os rios Tigre e Eufrates.
Nessa
região viveram vários povos como sumérios, babilônios, acádios e etc., esses
povos adaptaram-se a esse lugar construindo diques e barragens para se defender
das cheias dos rios.
Organizaram-se
em aldeias onde havia a divisão do trabalho em grupos, essas aldeias deram
origem as primeiras cidades, onde ainda era preservada a vida rural, misturando
o espaço urbano com regiões de pastoreio.
Os
mesopotâmicos eram politeístas e as decisões nessas cidades eram tomadas pelos
grupos mais poderosos: os sacerdotes, o rei e sua corte.
Além das
funções religiosas os sacerdotes também exerciam atividades econômicas, com as
oferendas recebidas pelos fiéis acumularam rico patrimônio, e para controlar
essas finanças começaram a desenvolver um sistema de escrita e numeração.
A escrita
dos povos sumérios é a que possui a mais antiga datação, e os primeiros sinais
dessa escrita era pictográfico, que consistiam em desenhos figurativos do
objeto representado, mas que com o passar do tempo começaram a representar os
sons da fala humana, e a registrar com estilete em forma de cunha na argila.
Na
Mesopotâmia também se desenvolveram os primeiros “códigos de justiça” escritos,
onde se destaca o de Hamurábi com 280 códigos, onde encontramos o principio do
talião que diz que a pena não seria uma vingança arbitrária, mas proporcional à
ofensa provocada pelo criminoso, essa pena podia ser revertida em uma recompensa
econômica como gado, terra, armas e etc.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
A ASCENSÃO DO NAZISMO NA ALEMANHA
Viu-se
que, após a Primeira Guerra, o Tratado de Versalhes (1914) impôs duras
condições aos perdedores. Rica em carvão e aço e com a maior população da
Europa, a Alemanha perdeu parte dos seus territórios para a Polônia e os novos
Estados criados no Leste Europeu. Alem disso, ficou sujeita a pagar uma pesada
indenização e sofreu serias restrições militares.
No
inicio dos anos 1920, os alemães enfrentaram uma enorme instabilidade política
e econômica. Uma inflação gigantesca e o desemprego em massa assombravam os
trabalhadores e a classe media. Apenas as empresas de exportação e os
especuladores acumulavam grandes fortunas com a desvalorização da moeda. O novo
governo conhecido como Republica de Weimar, sob a liderança do Partido
Social-Democrata – responsável pela assinatura do Tratado de Paz-, logo passou
a sofrer a oposição de parte da população.
Já
em 1919, entre tantos grupos contrários ao Tratado de Versalles, pregando o
revanchismo alemão, foi criado o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores
Alemães ou Partido Nazista ultranacionalista e anticomunista. Logo, Adolf Hitler (1889-1945), ex-combatente a Primeira
Guerra, tornou-se o principal líder do partido. Grupos armados, paramilitares,
organizaram-se para proteger suas reuniões e invadir as de seus opositores.
Surgiram, assim, as tropas de assalto na AS (camisas pardas).
Em
1923, Hitler tentou dar um Golpe de Estado e foi condenado a cinco anos de
prisão, mas cumpriu apenas oito meses. Enquanto estava detido, escreveu a
autobiografia Mein kampf (Minha luta) na qual expôs seus principais pensamentos sobre a
superioridade ariana e a necessidade de se impor as demais nações.
A
crise de 29, com o consequente corte de empréstimos externos, interrompeu o
processo de recuperação econômica da Alemanha. O aumento das falências, do
desemprego e da pobreza favoreceu a ascensão de extremistas políticos – de
direita e de esquerda – que se tornaram maioria no Parlamento. Nesse contexto,
as tropas de assalto impuseram a violência nas ruas por meio de confrontos
contra seus opositores.
Assustados
com o crescimento do comunismo empresários e latifundiários reviram a
possibilidade de apoiar Hitler para conter o caos social. Nessa conjuntura, os
nazistas receberam recursos para sua propaganda e o partido tornou-se o segundo
maior da Alemanha. Muitos alemães passaram a acreditar que a Republica de
Weimar lhes havia sido imposta pelos aliados.
O
Terceiro Reich
Em
1933, exercendo forte pressão sobre o presidente Hindenburg, Hitler, mesmo
derrotado nas eleições do ano anterior, foi nomeado chanceler e propôs a construção do Terceiro Reich (Terceiro Império Alemão).
Um
incêndio no Reichstag (Parlamento)
foi atribuído a uma conspiração comunista. Os parlamentares conferiram plenos
poderes a Hitler. Os partidos políticos foram dissolvidos e as liberdades,
suprimidas, restando apenas o Partido Nazista.
No
ano seguinte com a morte de Hindenburg, Hitler incorporou a função de
presidente e tornou-se o Führer (líder)
do povo alemão. A AS invadiu e fechou sindicatos. No lugar destes, foi criada a
Frente dos Trabalhadores Alemães, uma associação compulsória em que eles não
tinham voz ativa. Foi fundada, também, a Gestapo,
policia secreta nazista. Suas ações geraram um período de intimidação e
violência. Surgiram os primeiros campos
de concentração, para onde os opositores do regime foram enviados. As SS
(fardas pretas), corpo paramilitar de elite, ganharam ainda mais poderes.
Em
1935, Adolf Hitler, contrariando o estabelecido em Versalhes, impôs o
alistamento obrigatório e deu inicio á construção da marinha militar e á
criação de uma força aérea. No ano seguinte, remilitarizou a Renânia,
instalando fábricas de armamentos e acelerando o rearmamento alemão.
Com
o salto na indústria bélica e o surgimento de uma economia de guerra, houve uma
rápida recuperação econômica do país. Foram construídas estradas e grandes
obras públicas e, com elas, o desemprego diminuiu. Ao mesmo tempo, o nazismo
era introduzido nas escolas, nas universidades, nos tribunais, na arte, na
cultura e na indústria.
Para
muitos alemães, Hitler tirou o país da falência, tornando-o, novamente, a nação
mais poderosa da Europa continental. Com a oposição praticamente eliminada, o Führer
passou a ser venerado por milhões de alemães e admirado e imitado, até mesmo,
externamente.
Um
Estado Totalitário
O
programa do Partido Nazista trazia 25 princípios e proposições para se chegar á
constituição de uma “Grande Alemanha”. Algumas propostas de esquerda, como a
reforma agrária, a participação dos empregos nos lucros e a nacionalização dos
trustes estavam presentes. Entretanto, tais metas foram abandonadas quando os
nazistas assumiram o poder.
O
amplo projeto de controle social, guerra e racismo estavam explicito desde o
inicio da pregação nazista: o antissemitismo; o sufocamento do movimento
operário, com a aniquilação do bolchevismo; e a reivindicação do espaço vital,
com o impulso para o leste e a conquista da hegemonia sobre a Europa
continental.
A
adesão de parte da população a tal projeto, no qual a intolerância era levada
ao extremo, é, ainda hoje, objeto de debates e controvérsias. Muitos autores
consideram que a propaganda nazista foi plantada em terreno fértil, manipulando
desejos, preconceitos e ódios, já existentes entre a população. Outros dão mais
ênfase à situação econômica e social da Alemanha e á violenta repressão, isto
é, não tratam apenas do poder de cooptação da propaganda, direta ou
dissimulada, e do compartilhamento de ideologia do Terceiro Reich.
Sob
a liderança de Josef Goebbels (1897-1945), uma concepção da propaganda como arma psicológica capaz
de atingir a emoção das massas elevou as técnicas de persuasão política a
patamares desconhecidos até então. O uso de pouquíssimas máximas, repetidas
incessantemente por diversos meios, inclusive cinema e o radio, consolidou-se
como uma maneira de destruir os inimigos e formar o “novo homem” nazista.
A
arte, a literatura, a arquitetura, enfim, todos os aspectos da cultura foram
minuciosamente pensados como forma de propaganda do regime. Isso incluía também
um forte investimento da educação, ou seja, na modelagem e formação de caráter
das gerações mais jovens. Manuais escolares e professores eram preparados para
reproduzir a ideologia nazista. Em 1936, a adesão à juventude hitlerista,
organização do partido, tornou-se obrigatória para os adolescentes. Ideais de
disciplina, sacrifício, sangue, poder, força, militarização, trabalho, esporte,
etc, eram mobilizados para criar uma imagem positiva de felicidade, ligada á
preparação de uma “raça vigorosa e pura”, disposta a matar e morrer pelo Führer.
O
principal elemento da propaganda política era o extenso calendário de
cerimônias e festividades institucionalizadas pelo nazismo. Os gestos e
símbolos – os uniformes, a saudação “Heil Hitler”, a bandeira nazista, os
emblemas da águia e a suástica – tinham excepcional importância.
Os
comícios, desfiles e paradas era meticulosamente preparados, teatralizando um
espetáculo para e com as massas. Bandeiras, luzes, corpos em sincronia –
verdadeiras ondas humanas – e símbolos reforçavam um sentimento de comunhão
quase religiosa entre a população e seu líder.
Além
do uso da propaganda e da persuasão tentavam-se eliminar a multiplicidade de
ideias por meio da violência física e psicológica, fazendo com que poucos, ao
menos abertamente, ousassem discordar do regime. Assim, a queima publica de
livros proibidos, a eliminação dos inimigos e o aparato policial, visível e
invisível, compunham uma atmosfera de ameaça constante para todos. O medo, a
inveja e a ambição levavam a população a se envolver ativamente no jogo de
sentinela da ordem nazista, fazendo com que a vigilância estivesse em todos os
lugares.
Dessa
maneira, o nazismo instalava-se no cotidiano das pessoas comuns. Os meios de
comunicação, associações, empresas, igrejas, escolas e universidades eram
integrados ao partido. Buscavam-se a abolição das barreiras entra a vida
publica e a privada, com a abertura de correspondência, investigações policiais
constantes e o incentivo á delação.
Essa
pretensão de conquistar e controlar toda a sociedade levou estudiosos do tema,
como a filosofa Hannah Arendt, a considerar a Alemanha nazista e também a União
Soviética, comandada por Josef Stalin, como regimes totalitários.
O
Estado totalitário não simbolizam apenas a ditadura. Além da eliminação do
espaço para as diferenças, ele visava a domesticação das vontades por meio da
obediência e a da autodisciplina, fazendo com que cada individuo se
identificasse com o regime.
Mesmo
os laços sociais fundamentais, como a família, as amizades e as camaradagens,
deviam se juntar ao partido na busca de uma lealdade total e incondicional.
Embora
a intenção fosse reformar um corpo social único e indivisível, estudos recentes
mostram que, mesmo que sutis e raras, houve resistências internas ao nazismo e
ao stalinismo.
Fonte Bibliográfica:
MORENO, Jean Carlos
& VIEIRA, Sandro. História, cultura e sociedade. Curitiba: Positivo, 2010
quarta-feira, 17 de abril de 2013
A UTOPIA, O PRÍNCIPE E A COCANHA
As duas obras trabalhadas nesta situação de aprendizagem nos convidam a, pensar e refletir sobre os dois estudiosos renascentistas (Nicolau Maquiavel e Thomas Morus) e suas relações com o imaginário popular dentro de uma relação de “circularidade” cultural entre o erudito e o popular.
Nicolau Maquiavel, um dos principais pensadores políticos da península Itálica no século XVI, foi alto funcionário da chancelaria de Florença e designado para tratar de assuntos externos da República florentina. Sua obra principal, O Príncipe, foi publicada no final de sua vida e reflete o pragmatismo típico de um funcionário que transitou entre as esferas de poder da Europa e conheceu os jogos políticos de seu tempo. Evidencia a grande fragilidade dos Estados europeus, ainda em processo de formação, e como se colocavam os governantes e políticos diante das circunstâncias que lhes apareciam. Leia o texto a seguir:
“O príncipe, de todo modo, deverá fazer-se temido, de sorte que, em não granjeando a estima, ao menos evitará ser o alvo de ódios, afinal, é perfeitamente possível a um só tempo fazer-se temido sem fazer-se odiado, o que, aliás, ocorrerá sempre que ele se abstiver dos bens dos seus concidadãos e dos seus súditos, bem como das mulheres destes.
E, se ainda precisar atentar contra o sangue de alguém, deverá fazê-lo com uma decorosa justificação e com uma razão manifesta.
Mas, sobretudo, deverá ele abster-se dos bens de outrem, visto que os homens não tardam tanto a esquecer a morte de um pai quanto a perda de um patrimônio.”
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Porto Alegre: LP&M, 2006.
Ele (Maquiavel) escreveu o livro em uma península não-unificada, com guerras e invasões estrangeiras constantes; a fragilidade de alguns governos italianos preocupava-o, se comparada com monarquias poderosas como a inglesa, a francesa e a espanhola.
A importância da obra de Maquiavel na época de sua produção deu-se principalmente, porque foi escrito durante a consolidação dos Estados Modernos europeus. Há durante todo o livro lições de como um governante deve agir para que o poder seja adquirido e mantido em suas mãos.
Paralelamente ao pragmatismo de Maquiavel, a Europa Medieval conviveu com inúmeras utopias, como o mito da Fonte da Juventude e o Reino do preste João, sendo a mais famosa delas a criada por Thomas Morus. No geral, elas constituíram as idealizações “de sociedades afortunadas, regidas por leis muito diferentes dos rígidos preceitos que ordenam a vida cotidiana. As utopias do século XVI desejaram fazer passar por concreto o que era exagerado e o que contrariava frontalmente as duras regras da vida real, refletindo um forte pessimismo em relação ao presente e uma grande esperança no futuro”.
O texto de Thomas Morus que você confere a seguir é uma utopia erudita, na qual se descreve uma ilha bastante organizada, onde os habitantes trabalham, possuem poucas leis, mas elas existem; há um regramento da alimentação, embasado na manutenção da saúde.
No caso das utopias populares, diferentemente da obra de Morus, o destaque é a Cocanha, região mitológica na qual as pessoas não trabalhavam, só havia vinho para beber, comida abundante, sexo ao bel-prazer e o melhor de tudo: nada disso tinha fim. Era uma quimera muito frequente no imaginário popular da época: “representou os anseios dos homens pobres do Renascimento, e uma recusa obstinada, por meio da imaginação, da precariedade da vida”.
“Os utopianos vivem em paz e amizade uns com os outros. Nenhum magistrado se mostra orgulhoso ou temível. Chamam-lhes pais e, de fato, agem como tal. Os cidadãos prestam-lhes as devidas homenagens, espontaneamente, sem qualquer coação.
O próprio príncipe não se distingue dos outros cidadãos por vestuário principesco, nem por coroa, diadema real ou manto, mas por um pequeno feixe de trigo que leva consigo. Espantam-se os utopianos que alguém seja tão louco que se deleite com o brilho incerto de uma pérola ou pedra preciosa, quando se pode olhar o brilho das estrelas e a luz do Sol. [...] Maravilham-se também que o ouro, por não servir para nada, seja mais estimado entre os outros povos que o próprio homem [...].”
MORUS, Thomas. Utopia. São Paulo: Martin Claret, 2004.
Ao descrever a ilha de Utopia, Morus fez duras críticas ao contexto inglês do século
XVI, sobretudo, ao poderio dos reis, da ganância gerada pela riqueza e pelo poder.
Ele escreveu a Utopia no século XVI, durante o reinado de Henrique VIII, em um contexto absolutista, no qual o poderio da monarquia inglesa atingiu seu ápice.
Morus foi executado por Henrique VIII, um dos principais admiradores de Maquiavel.
MOVIMENTO REPUBLICANO NO BRASIL
A
causa abolicionista foi favorecida por alguns fatores: simpatia da classe média
e do apoio os cafeicultores paulistas, a abolição da escravidão, sem
indenização aos proprietários a questão religiosa e a questão militar.
Os
cafeicultores, especialmente os da região do Vale do Paraiba ficaram
descontentes com o fim da abolição, pois esperavam ser indenizados. Outros
faliram, pois seus escravos eram muitas vezes grande parte do que possuíam e
eles não tinham dinheiro para pagar os trabalhadores.
A Questão Religiosa
A
constituição vigente no Brasil não separava Estado e Igreja e determinava
também que nenhuma determinação do papa entrava em vigor sem o aval do
imperador.
Em
1864, o Papa Pio IX ordenou que a igreja deveria agir contra a maçonaria. Isso
porque em 1870 a Itália foi unificada e as regiões que antes pertenciam a Roma
passaram a ser governadas por um Estado Laico.
O
poder da Igreja diminuía cada vez mais e a maçonaria apoiava essas mudanças,
inclusive o fim do ensino religioso nas escolas.
Mas
aqui no Brasil a Igreja e a maçonaria conviviam bem. Existia inclusive, padre
que eram maçons, muitos políticos, governantes e o próprio imperador também
eram.
Os
bispos de Olinda e do Pará acataram a ordem do papa e ordenaram a expulsão dos
padres das confrarias.
As
irmandades punidas recorreram ao governo que exigiu de D. Vital (Olinda) e D.
Antônio (Pará) revogassem a sua decisão. Eles não aceitaram e foram julgados e
presos em 1874.
Isso
ocasionou um grande descontentamento entre os católicos. No ano seguinte,
depois da intervenção do próprio papa, os bispos foram, anistiados.
Esse
episódio ficou conhecido como Questão Religiosa (1872 – 1875). Os defensores da
República eram contra a união entre Igreja e o Estado.
A Questão Militar
Após
a guerra do Paraguai, o exercito assumiu uma postura de salvadores da pátria e
por esse motivo, deveriam interferir na vida política brasileira.
Um
episódio envolvendo o mestre de jangada Francisco Nascimento e o exercito
ganhou grande repercussão na imprensa.
O
mestre de jangada Francisco Nascimento recusou-se a embarcar escravos nas
jangadas e transporta-los ate os navios que levariam para outras províncias.
O
exercito apoiou sua decisão e o jangadeiro foi homenageado pelo tenente-coronel
Antonio de Sena Madureira. Ele foi punido por seu superior e foi transferido
para o Rio Grande do Sul.
Em
1885 Madureira publicou um jornal gaucho, um artigo sobre a homenagem ao
jangadeiro. O ministro de guerra ordenou nova punição á Madureira, porem o
Marechal Deodoro se negou a puni-lo.
Por
causa de sua atitude Marechal Deodoro acabou sendo substituído de suas funções
em 1886. O caso gerou grande descontentamento e revolta entre os oficiais que
passaram a manifestar-se contra o Estado.
O Visconde de Ouro-Preto
Em
1889, D. Pedro II resolveu fazer uma serie de mudanças com intuito de enfrentar
o movimento republicano e tentar ganhar apoio novamente.
D.
Pedro nomeou o Visconde de Ouro Preto para o cargo de presidente do conselho de
ministros.
Este
por sua vez tratou de propor uma serie de mudanças como a liberdade religiosa e
a autonomia das províncias, requeridas já ha algum tempo pelos republicanos.
Porem
isso não deu certo pois os deputados não aprovaram as mudanças propostas por
ele. Diante disso D. Pedro dissolveu a Câmara dos Deputados e convocou novas
eleições, esperando que os novos deputados pudessem aprovar as mudanças
propostas no dia 20 de novembro.
Enquanto
um golpe militar era tramado pelos republicanos no Clube Militar nos dias 8 e 9
de novembro de 1889, D. Pedro II estava na Ilha
Fiscal.
Marechal
Deodoro da Fonseca foi convencido a chefiar a revolta embora não pretendesse
por fim ao Império e nem derrubar o imperador, seu amigo pessoal.
No
dia 15 de Novembro, Deodoro, mesmo doente, cavalgou com suas tropas para o
Ministério de guerra onde o Visconde de Ouro Preto e diversos ministros foram
se refugiar ao saberem da revolta militar.
Não
houve resistência ao golpe Marechal Floriano Peixoto abriu as portas do quartel
para a confraternização das tropas.
D.
Pedro II que estava em sua casa em Petrópolis, desceu para o Rio de Janeiro para
tentar controlar a situação mas não obteve sucesso.
Naquele
mesmo dia a Republica foi proclamada e a noite os lideres republicanos
organizaram um governo provisório.
A
primeira medida tomada pelo novo governo foi a expulsão da família real que sem
oferecer resistência, deixou o Brasil em 17 de Novembro.
D.
Pedro morreu 2 anos depois em Paris, aos 66 anos de idade.
O ORIENTE PRÓXIMO E AS PRIMEIRAS CIDADES
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos
grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades,
no Oriente Próximo. O principal progresso técnico que a acompanhou foi a
descoberta e uso do bronze (metal conseguido a partir da mistura do cobre e do
estanho), que substituiu definitivamente a pedra na manufatura de todas as
espécies de armas e ferramentas.
As primeiras cidades
surgiram entre 3 500 e 3000 a. C., nos vales dos rios Nilo, no Egito e Tigre e
Eufrates, na Mesopotâmia; posteriormente, mais ou menos em 2 500 a.C., no vale
do rio Indo, na Índia e por volta de 1 500 a. C., na China.
Crescente Fertil
O Crescente Fértil, região do Oriente Médio compreendendo
os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria,
do Iraque, do Egito e do sudeste da Turquia.
O termo Crescente Fértil foi criado, em
referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma
Lua crescente
Todo ano, quando a neve das montanhas da
Armênia derretia, o Tigre e o Eufrates inundavam as planícies próximas às suas
margens, cobrindo-as com uma camada de lama extremamente fértil. Isso atraiu
vários povos para a região durante toda a Antiguidade
É a chamada "meia-lua fértil"
ou "Crescente Fértil", dentro do qual está também a Palestina.
Esta faixa de terra é regada por importantes
rios, que condicionavam a vida do oriental antigo. Foram os rios que
determinaram o estabelecimento da agricultura, da sedentarização e das rotas
comerciais por onde passavam as caravanas que iam desde a Mesopotâmia até o
Egito ou a Arábia.
Se partirmos do Golfo Pérsico e traçarmos uma
meia-lua, passando pelas nascentes dos rios Tigre e Eufrates, colocando a outra
ponta na foz do Nilo, no Egito, teremos uma região bastante fértil.
Agricultura, trabalho
coletivo e cidade
As enchentes periódicas dos
rios deixavam nas margens uma camada de húmus que favorecia a produtividade da
terra. Entretanto, os rios que fertilizavam o solo e serviam de acesso às
fontes de matérias primas precisavam ser drenados e controlados, o que
demandava a cooperação entre os homens.
A abertura de canais de
irrigação, a drenagem de pântanos, a construção de represas e poços eram obras
que requeriam o trabalho coletivo da população de várias aldeias, para o melhor
aproveitamento das águas. Exigiam também uma direção centralizada, capaz de
dividir e racionalizar as tarefas.
A necessidade de
centralização levou ao aparecimento da cidade, centro administrativo que reunia
várias aldeias surgido em torno do templo do principal deus totêmico da
comunidade. Nesse templo era armazenada a produção excedente das aldeias; à sua
volta, viviam as pessoas que se dedicavam à administração, ao comércio e ao
artesanato.
Entre os servidores do
templo, destacavam-se os sacerdotes (herdeiros dos “feiticeiros” das aldeias
neolíticas), intérpretes da vontade dos deuses, que acabavam por assumir a
função de dirigentes das cidades. Exerciam tarefas de muita importância. Como a
distribuição das águas e das sementes, a supervisão das colheitas e a
armazenagem dos grãos, apropriando-se também de boa parte das terras e da
produção dos camponeses, como pagamento de impostos devidos aos deuses.
A Divisão do Trabalho, as desigualdades sociais, o Estado
Além do desenvolvimento da
agricultura, com direção centralizada dos trabalhos coletivos de irrigação,
outros fatores contribuíram para transformar as aldeias em cidades. As técnicas
de trabalhar metais, ouro, prata, bronze, se desenvolveram com rapidez,
tornando-se profissões especializadas, como joalheiros e metalúrgicos.
A existência das primeiras cidades dependia também da
possibilidade de se organizar o transporte eficaz de grandes quantidades de
produtos e de matérias primas. Os habitantes das cidades precisavam receber com
regularidade alimentos vindos dos campos ou de localidades distantes. Era
indispensável ir buscar em florestas e montanhas, por vezes longínguas,
madeira, metais e até pedra.
Essas necessidades levaram a um grande aperfeiçoamento dos meios
de transporte e ao desenvolvimento do comércio.
As canoas primitivas foram sendo aperfeiçoadas, até se
transformarem em autênticos navios, capazes de transportar artigos volumosos. A
descoberta da vela aumentou o raio de ação dos navios. De igual significação
foi o desenvolvimento dos transportes terrestres, com a invenção da roda,
da tração animal e também do arado de metal.
O comércio, de início, se processava por simples troca; depois,
pelo uso do gado (pecúnia) como unidade de troca, ou por meio de artigos
valiosos facilmente transportáveis, tais como os metais (cobre e posteriormente
ouro e prata). O aparecimento de mercadores especializados deveu-se à
necessidade de se adquirir produtos estrangeiros em regiões distantes,
transformando essa atividade numa profissão.
O desenvolvimento do comércio e da vida urbana em geral tornou
inevitável a invenção da escrita, dos processos de contagem, dos padrões de
medida e do calendário, que foram sendo melhorados com o tempo.
Nas cidades, os cidadãos passaram a ser classificados de acordo
com a sua função, incluindo os sacerdotes, os escribas, os mercadores, os
artesãos, os soldados, os camponeses, os escravos domésticos, os
estrangeiros. A divisão do trabalho e as desigualdades de riquezas entre
os cidadãos criaram a necessidade de leis e de forças capazes de fazer cumprir
as leis. A liderança natural do grupo, que nas aldeias era exercida pelos mais
velhos e sábios, cedeu lugar ao governo de um só homem, geralmente o principal
administrador do templo ou um grande chefe guerreiro, surgindo assim a
cidade-Estado.
Por volta de 3 500 a.C., as cidades dos vales dos rios Nilo, Tigre
e Eufrates já constituíam civilizações com governo centralizado nas mãos do rei
e o trabalho baseado na servidão dos camponeses.
Por Fábio Costa Pedro e Olga M. A.
Fonseca Coulon
terça-feira, 16 de abril de 2013
A INDEPENDÊNCIA DA AMERICA ESPANHOLA
A elite criolla apoiava o rei deposto porque não
concordavam com o governo imposto por Napoelão Bonaparte.
Napoleão colocou seu irmão José Bonaparte no trono
espanhol em 1808.
Enquanto a Coroa espanhola esteve sob domínio
napoleônico não pode manter o monopólio sobre o comercio com as colônias
americanas. Portanto podiam comerciar livremente com outros países.
Quando a Coroa conseguiu se livrar do domínio
napoleônico conseguiu reatar o monopólio com suas colônias.Isso desagradava a
elite criolla que começou a se opor as autoridades coloniais e a organizar
movimentos pela independência.
O Vice-Reino da Prata
(Argentina, Paraguai e Uruguai)
O movimento de independência teve inicio em 1810,
quando os criollos decidiram criar uma Junta de Governo em Buenos Aires,
passando a existir assim uma regra de governo independente da Espanha.
Em 1816 foi proclamada a independência das Províncias
Unidas do Rio da Prata, correspondente a atual Argentina.
A região do atual Paraguai não reconheceu a
autoridade da Junta de Governo e proclamou a independência em 1811.
Na região do atual Uruguai, um movimento armado
liderado por José Artigas tinha o objetivo de combater pela independência. Em
meio aos conflitos, Portugal envia tropas do Rio de Janeiro que invadiram o
território e o anexaram ao Brasil com o nome de Província Cisplatina. A luta
pela independência recomeçou em 1825. O Uruguai tornou-se independente somente
em 1828.
Nos Andes
Dois grandes líderes destacaram-se nas lutas contra
os espanhóis: Símon Bolívar e José de San Martín ficaram conhecidos como
“Libertadores”.
San Martín lutava no exercito espanhol, mas sabendo
que lutas pela independência haviam estourado na região da Prata, comandou um
exército chamado Exército dos Andes e lutou pela independência do Chile e do
Vice-Reinado do Peru.
Símon Bolívar membro de uma rica família Criolla é
sem dúvida, o mais conhecido libertador.
Participou de vários movimentos de independência em
varias partes do continente americano, tornando-se líder da luta contra o
domínio espanhol na porção norte da America Latina.
A partir de 1818 comandando um exercito formado por
brancos, indígenas, negros e mestiços, passou a alcançar vitorias decisivas na
luta pela independência. Em 1819 conquistou o vice-reinado na Nova Granada e
expulsou os espanhóis da Venezuela e Equador. Esses territórios juntos, formaram um novo país chamado
Republica da Grande Colômbia e Bolívar foi nomeado seu presidente.
Um impasse entre Simon Bolívar e San Martin, fez
com que San Martin se afastar do movimento de luta pelas emancipações.
Bolívar permaneceu como o líder principal das lutas contra as forças
espanholas.
Em 1324 o exercito de Bolívar venceu as
espanholas e no ano seguinte foi
proclamada independência da Bolívia.
Independência do México
No México as lutas pela independência foram feitas
pelos camponeses, liderados pelos padres Miguel Hidalgo e José Maria Morelos
que exigiam também terras para cultivo.
A elite Criolla e os espanhóis temendo perder suas
terras uniram-se contra os camponeses. O líder Hidalgo foi fuzilado e Morelos
foi morto em combate.
Em 1821, um comandante Criollo chamado Augustin
Itúrbide resolveu juntar-se aos camponeses.
Em 1822, com o apoio da população Itúrbide
proclamou a independência e tornou-se imperador. Porem em 1823 uma revolução
Criolla o obrigou a abdicar e proclamar a Republica. A America Central que
havia sido anexada ao México por Itúrbide, separou-se e desmembrou-se em varias
pequenas Republicas. Em 1825 a escravidão foi abolida no México.
A intervenção dos Estados Unidos
Como a Espanha não conseguiu conter os movimentos
por independência em suas colônias, solicitou tropas da Santa Aliança. Porem
Inglaterra e os Estados Unidos se opuseram ao apoio.
Em 1823, os Estados Unidos foram a favor da independência
da America espanhola e declarou que a intervenção europeia na America seria uma
provocação aos Estados Unidos. A decisão de apoiar a America, conhecida como
Doutrina Monroe se resumia em uma frase “ A America para os americanos”.
Dessa forma a Santa Aliança, desistiu de ajudar a
Espanha.
Em 1826 foi realizado um congresso com
representantes da Colômbia, Peru, México e países da America Central.
O Congresso do Panamá fracassou em sua tentativa de
unidade-latino-americana sustentada por Simon Bolívar, devido a divergência de
interesses locais e regionais sobre interesses os gerais.
Mesmo após a independência da America espanhola, a
situação econômica e social não se alterou muito em vários países a escravidão
continuou existindo.
A situação só mudou nas ultimas décadas do séc. XIX
quando foram se estabelecendo relações entre a America de colonização espanhola
e portuguesa com os países industrializada da Europa e da America do Norte. Foi
a época do chamado imperialismo.