terça-feira, 16 de abril de 2013

A INDEPENDÊNCIA DA AMERICA ESPANHOLA


A elite criolla apoiava o rei deposto porque não concordavam com o governo imposto por Napoelão Bonaparte.
Napoleão colocou seu irmão José Bonaparte no trono espanhol em 1808.
Enquanto a Coroa espanhola esteve sob domínio napoleônico não pode manter o monopólio sobre o comercio com as colônias americanas. Portanto podiam comerciar livremente com outros países.
Quando a Coroa conseguiu se livrar do domínio napoleônico conseguiu reatar o monopólio com suas colônias.Isso desagradava a elite criolla que começou a se opor as autoridades coloniais e a organizar movimentos pela independência.

O Vice-Reino da Prata
(Argentina, Paraguai e Uruguai)

O movimento de independência teve inicio em 1810, quando os criollos decidiram criar uma Junta de Governo em Buenos Aires, passando a existir assim uma regra de governo independente da Espanha.
Em 1816 foi proclamada a independência das Províncias Unidas do Rio da Prata, correspondente a atual Argentina.
A região do atual Paraguai não reconheceu a autoridade da Junta de Governo e proclamou a independência em 1811.
Na região do atual Uruguai, um movimento armado liderado por José Artigas tinha o objetivo de combater pela independência. Em meio aos conflitos, Portugal envia tropas do Rio de Janeiro que invadiram o território e o anexaram ao Brasil com o nome de Província Cisplatina. A luta pela independência recomeçou em 1825. O Uruguai tornou-se independente somente em 1828.

Nos Andes

Dois grandes líderes destacaram-se nas lutas contra os espanhóis: Símon Bolívar e José de San Martín ficaram conhecidos como “Libertadores”.
San Martín lutava no exercito espanhol, mas sabendo que lutas pela independência haviam estourado na região da Prata, comandou um exército chamado Exército dos Andes e lutou pela independência do Chile e do Vice-Reinado do Peru.
Símon Bolívar membro de uma rica família Criolla é sem dúvida, o mais conhecido libertador.
Participou de vários movimentos de independência em varias partes do continente americano, tornando-se líder da luta contra o domínio espanhol na porção norte da America Latina.
A partir de 1818 comandando um exercito formado por brancos, indígenas, negros e mestiços, passou a alcançar vitorias decisivas na luta pela independência. Em 1819 conquistou o vice-reinado na Nova Granada e expulsou os espanhóis da Venezuela e Equador. Esses territórios  juntos, formaram um novo país chamado Republica da Grande Colômbia e Bolívar foi nomeado seu presidente.
Um impasse entre Simon Bolívar e San Martin, fez com que San Martin se  afastar  do movimento de luta pelas emancipações. Bolívar permaneceu como o líder principal das lutas contra as forças espanholas.
Em 1324 o exercito de Bolívar venceu as espanholas  e no ano seguinte foi proclamada independência da Bolívia.

Independência do México

No México as lutas pela independência foram feitas pelos camponeses, liderados pelos padres Miguel Hidalgo e José Maria Morelos que exigiam também terras para cultivo.
A elite Criolla e os espanhóis temendo perder suas terras uniram-se contra os camponeses. O líder Hidalgo foi fuzilado e Morelos foi morto em combate.
Em 1821, um comandante Criollo chamado Augustin Itúrbide resolveu juntar-se aos camponeses.
Em 1822, com o apoio da população Itúrbide proclamou a independência e tornou-se imperador. Porem em 1823 uma revolução Criolla o obrigou a abdicar e proclamar a Republica. A America Central que havia sido anexada ao México por Itúrbide, separou-se e desmembrou-se em varias pequenas Republicas. Em 1825 a escravidão foi abolida no México.

A intervenção dos Estados Unidos

Como a Espanha não conseguiu conter os movimentos por independência em suas colônias, solicitou tropas da Santa Aliança. Porem Inglaterra e os Estados Unidos se opuseram ao apoio.
Em 1823, os Estados Unidos foram a favor da independência da America espanhola e declarou que a intervenção europeia na America seria uma provocação aos Estados Unidos. A decisão de apoiar a America, conhecida como Doutrina Monroe se resumia em uma frase “ A America para os americanos”.
Dessa forma a Santa Aliança, desistiu de ajudar a Espanha.
Em 1826 foi realizado um congresso com representantes da Colômbia, Peru, México e países da America Central.
O Congresso do Panamá fracassou em sua tentativa de unidade-latino-americana sustentada por Simon Bolívar, devido a divergência de interesses locais e regionais sobre interesses os gerais.
Mesmo após a independência da America espanhola, a situação econômica e social não se alterou muito em vários países a escravidão continuou existindo.
A situação só mudou nas ultimas décadas do séc. XIX quando foram se estabelecendo relações entre a America de colonização espanhola e portuguesa com os países industrializada da Europa e da America do Norte. Foi a época do chamado imperialismo.

0 comentários:

Postar um comentário