sábado, 13 de abril de 2013

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA


Após a notícia da chegada de Colombo em um território até então desconhecido aos europeus, uma série de expedições espanholas, resultou na descoberta da existência de metais preciosos nessas novas terras. Essa descoberta levou à conquista desses territórios e das nações que nela habitavam.
Ao chegarem aqui, os espanhóis depararam-se com civilizações capazes de elaborar complexas instituições políticas e sociais.
Apesar da descoberta, a satisfação dos interesses econômicos mercantis era muito maior que o valor daquela experiência cultural.
Os soldados de Hernán Cortéz venceram os Astecas, Pedro de Lavarado e seus homens dominaram a região da Guatemala, Francisco Pizarro e seus comandados destruíram o poderoso Império Inca, a Colômbia dos Chibchas foi arrasada pelas tropas de Jimenez de Quesada, Pedro Valdívia e Diego de Almagro conquistaram o Chile dos Araucanos e Pedro de Mendonza com suas tropas aniquilou os Charruas, dominando a vasta região do Rio Prata.
A colonização espanhola foi terrível e violenta, primeiro pela superioridade bélica dos europeus, o próprio contato com os europeus provocou a instalação de epidemias que matavam as populações nativas em poucos dias. Outra forma de dominação utilizada pelos espanhóis foi o acirramento das rivalidades já existentes entre tribos locais rivais. Depois dos nativos se desgastarem em conflitos, a dominação hispânica agia para controlar as tribos em questão.
Durante a conquista a Coroa espanhola enviava pessoas encarregadas de conquistar vários territórios apropriando-se de suas riquezas e sua população, podendo utilizá-las como bem entendessem desde que pagassem os impostos determinados pela coroa, essas pessoas eram chamadas de “adelantados”.
Devido a cobiça dos adelantados na metade do século XVI a Coroa tratou de substituí-los por funcionários de sua confiança e criou quatro Vice-reinados e quatro Capitanias Gerais. Suas funções eram a fiscalização e a vigilância sobre todos os funcionários.




Na metrópole ficavam os departamentos encarregados das decisões finais: a Casa de Contratação e o Real Supremo Conselho das Índias.
A Casa de Contratação foi fundada em 1503 e tinha todo controle da exploração colonial
O Real Supremo Conselho das Índias, foi criado em 1511 para administrar as colônias, cabendo-lhe nomear os funcionários coloniais, exercer tutela sobre os índios e fazer as leis para a América.

A sociedade na América espanhola pode ser representada da seguinte forma:



A estrutura colonial imposta pela Espanha visava essencialmente o envio de metais preciosos à Espanha, sob a forma de tributos ou através do pagamento de utilidades necessárias aos colonos e estes eram obrigados a adquirir através dos comerciantes metropolitanos.
O mais importante imposto cobrado dos colonos era o quinto, que incidia sobre toda extração de matais preciosos. Além de impostos de importação e exportação, além de “contribuições” obrigatórias a Coroa espanhola.
A principal forma de exploração de mão de obra era o sistema de “encomienda” e a “mita”.
A “encomienda” era um sistema em que o encomendeiro recebia da Coroa, direitos sobre uma área, onde podiam cobrar tributos em dinheiro ou em forma de trabalho dos índios, mas eram obrigados a ampará-los e protegê-los e instruir-lhes o catolicismo.
A “mita” ou repartimento era empregada principalmente nas áreas de mineração. As tribos indígenas eram obrigadas a fornecer um determinado número de pessoas para trabalhar nas minas, eram obrigados, constantemente a fazer deslocamentos de centenas de quilômetros desgastando-se fisicamente e trabalhando arduamente nas minas.

0 comentários:

Postar um comentário